Jair Bolsonaro aparece na frente em 2 cenários conforme o Instituto Paraná Pesquisas, de intenção de votos no Rio de Janeiro, mas tecnicamente empatado com Lula
A mesma pesquisa do Instituto Paraná que aponta a liderança de Marcelo Freixo (PSol) para governador do Rio de Janeiro mostra que, no mínimo, o carioca anda eleitoralmente esquizofrênico. É que pesquisa mostra que o presidente Jair Bolsonaro está na frente em 2 cenários para presidente em 2022, apesar de aparecer em um empate técnico com o ex-presidente Lula (PT).
A dianteira dos dois em relação a outros candidatos é tão alta, que a diferença para o terceiro colocado chega a quase 30 pontos percentuais. Veja o 1º cenário, que tem os nomes de 2 não-candidatos, Luciano Huck e Sérgio Moro:
Jair Bolsonaro – 34,2%
Lula (PT) – 30,3%
SergioMoro – 4,5%
Ciro Gomes (PDT) – 4,1%
Luciano Huck – 3,5%
João Doria (PSDB) – 2%
João Amoedo (Novo) – 1,9%
Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 1,9%
Já quando são retirados os nomes de Huck e Moro, quem mais sai ganhando é Lula:
Jair Bolsonaro – 35,5%
Lula (PT) – 32,2%
Ciro Gomes (PDT) – 5,1%
João Doria (PSDB) – 2,9%
Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 2,7%
João Amoedo (Novo) – 2,3%
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas sem o uso de robôs e ouviu 1.530 eleitores de 44 municípios do Rio de Janeiro, entre os dias 28 de maio e 1 de junho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
O mais engraçado é que, pela pesquisa, pode haver gente votando em Bolsonaro e Freixo ao mesmo tempo.