A cantora Preta Gil morre aos 50 anos

A música em Luto

A cantora Preta Gil morre aos 50 anos
A cantora lutava contra um câncer no intestino

Morre a cantora Preta Gil aos 50 anos em decorrência de um câncer no intestino, ela vinha lutando contra a doença desde 2023 quando foi diagnostica com a doença, Preta Gil passou por duas cirurgias, a primeira há sete meses depois do diagnóstico que durou 14 horas que incluiu a retirada do tumor e do útero, permanecendo internada por quase um mês.

A segunda cirurgia aconteceu em dezembro do mesmo ano, sendo esta mais delicada, que chegou a durar por 21 horas, quando foi retirada parte do aparelho digestivo e do sistema linfático, o que deixou a cantora internado por 55 dias.

Já no início de abril, Preta Gil foi novamente internada no Rio de Janeiro para a realizar exames e tomar alguns medicamentos, quatro dias depois ela foi transferida para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, recebendo alta no dia 16 do mesmo mês.

A artista estava em tratamento nos Estados Unidos desde março deste ano, onde buscava alternativas para conter o avanço da doença que, em 2024, já apresentava metástases em diversas regiões do corpo, a confirmação de sua morte partiu de sua assessoria de imprensa.

Em agosto de 2024, os médicos confirmaram a presença de metástases no peritônio, ureter e linfonodos.

Mesmo diante do agravamento do quadro, Preta manteve sua postura positiva e combativa. Em março de 2025, seguiu para os Estados Unidos em busca de terapias alternativas e tratamentos experimentais, mas não resistiu.

Preta Gil é filha do também cantor Gilberto Gil, a artista sempre levantou bandeiras importantes, tais como racismo, gordofobia, homofobia entre outras questões, ela sempre se posicionava e era inspiração para muitas mulheres, autentica e firme em suas palavras e ações, Preta Gil transformou a cultura brasileira e se transformou, usando a sua personalidade pública para lutar por inúmeras diversidades no Brasil.