Casais que não têm condições de realizar uma cerimônia individual poderiam ter uma oportunidade de regularizar a sua união civil, diz vereador.
Através da Indicação n° 353/2017 lida na sessão desta segunda-feira (02/10), o vereador Rildo Rodrigues de Souza (PMDB), sugere que a prefeitura de Sapucaia, através da secretaria municipal de assistência social viabilize a realização de uma cerimônia de “casamento comunitário” no Pião – 5º Distrito do Município de Sapucaia.
Para o vereador todos os casais que não têm condições de realizar uma cerimônia individual poderiam ter uma oportunidade de regularizar a sua união civil garantindo também a proteção da família e ampliação das garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários.
Além de realizar a cerimônia para comemorar a oficialização da união dos casais, a prefeitura garantiria também uma grande festa onde principalmente as noivas, realizariam o sonho de casar-se com marcha nupcial, troca das alianças, entrada de damas e pajens e após os cumprimentos, os noivos teriam a oportunidade de distribuir pedaços de bolo e doces bem casados.
Rildo acredita ainda, que a cerimônia comunitária daria aos casais, que já convivem como companheiros e que não têm a situação regularizada, uma oportunidade facilitar trâmites burocráticos para processos de dependência do cônjuge em planos de saúde, empréstimos e também para os registros dos filhos.
“Isso seria muito importante para os casais lá de vila do Pião, porque além da segurança civil o casal poderá ter um documento oficial do cartório, provando que eles estão unidos no papel”, destaca o vereador.