No próximo dia 03 de janeiro, às 18h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Josefa/ Liberdade oferecerá para toda a população e para os profissionais da unidade palestra gratuita com o tema “Depressão e Coração, vamos conversar?”, com a médica cardiologista do Hospital Nossa Senhora da Piedade, Dra. Valéria Salazar. A palestra é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Dra. Valéria e tem como objetivo ampliar o conhecimento das pessoas sobre a depressão, tudo de forma prática e simples.

De acordo com a Dra. Valéria, que é especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde pela Universidade Severino Sombra em Vassouras, a depressão é uma doença silenciosa que não pode ser identificada por meio de um simples exame. Para a médica, a depressão deve se tornar em breve a principal doença não infecciosa do século 21, ultrapassando as doenças cardiovasculares.

 “Existe muita desinformação sobre a questão da depressão e os próprios profissionais que tratam os pacientes confundem a tristeza e outros sentimentos com a doença. A depressão tem uma definição, tem uma caracterização, ela tem que preencher critérios para você fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento médico. Esta palestra terá o objetivo de esclarecer para a comunidade e para a equipe da UBS qual é a melhor forma de abordagem da doença” – disse a Dra. Valéria.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a depressão como sendo o tema do Dia Mundial da Saúde em 2017. Segundo dados da OMS, cerca de 5% da população mundial sofre de depressão e a doença é mais comum nas mulheres. No Brasil, aproximadamente 4,4% das pessoas são diagnosticadas com a doença.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Ribeiro, a palestra “Depressão e Coração, vamos conversar?” já foi realizada anteriormente na UBS do bairro Parque Niágara e a proposta da Prefeitura de Paraíba do Sul é estender a ação para as outras unidades básicas do município em 2018.