Foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) a Solenidade de passagem de Comando do 38º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, da cidade de Três Rios, que durante dois anos e quatro meses foi comandado pelo Sr. Ten. Cel PM. Márcio Guimarães  que não mediu esforços para proporcionar aos seus comandados uma unidade vencedora e respeitada diante a sociedade, fato esse que rendeu ao 38º BPM pontuação junta a Secretária de Segurança Público do estado do Rio de Janeiro.

Nem mesmo os obstáculos foram suficientes para determos, e durante esse período atingimos e batemos todas as metas, e hoje entrego o 38º com um saldo positivo diante ao combate à criminalidade, apreendemos armas e drogas como nunca visto antes, pois os nossos policiais não mediram esforços para garantir mais segurança a sociedade que muita das vezes fica refém de um sistema injusto. Só na última semana realizamos a maior apreensão de drogas na cidade, foram mais de 1500 quilos apreendidos, e isso graças ao trabalho de uma equipe de luta todos os dias por uma sociedade segura.

Não posso deixar de ratificar o apoio dos delegados Drª. Cláudia Abbud – Delegada Titular da 107ª DP, Drº. Nei Loureiro – Delegado Titular da 108ª DP, Drª. Marcelo Cunha – Delegado Titular da 109ª DP, que sempre caminhou ao nosso lado e junto dos nossos policiais não hesitaram em combater o crime e o tráfico de drogas, quero agradecer também a Drª. Ana Carolina Gantois Cardoso – Juíza da Vara Criminal e a Drª. Ellen de Freitas Barbosa – Juíza de Direito sempre nos ajuda na manutenção das nossas viaturas, ou seja, caminhamos juntos com um único só objetivo que é assegurar a população das cidades de abrangência do 38º BPM mais segurança, por fim, mais uma vez agradeço a todos os policiais que se doaram incansavelmente para exercer com muito carinho a profissão de policial militar, a todos o meu muito obrigado.  

Durante estes dois anos e quatro meses, o Ten. Cel PM Márcio Guimarães desenvolveu vários projetos que trouxesse e atraísse a atenção dos jovens, das crianças e dos seus pais, projetos como Judô que duas por semana oferecer treinos gratuitos na sede do 38º BPM, onde os professores Denis e Alan treinam os alunos e dentro deste treinamento, conseguimos apresentar a eles que o caminho do bem é muito mais seguro, esse é apenas um de tantos outros trabalhos sociais que o Ten. Cel PM Márcio Guimarães “sei das dificuldades pelas quais muitas famílias enfrentam, é por isso que busquei junto a parceiros proporcionar a essas crianças e jovens através do esporte um caminho e uma visão mais ampla das coisas” afirmou o Comandante.

Em seguida o Coronel PM Vidal – Comandante do 7º CPA, usou da palavra para parabenizar o Ten. Cel. Márcio Guimarães por tudo que vem sendo realizado (feito) à frente do 38º, sabemos que ser comandante é um sacerdócio, pois encontramos inúmeros desafios e obstáculos, porém você superarou todos esses desafios, e com muita veemência, foi muito além daquilo que por dever o cabia, e agora parabenizo a todos os policiais deste Batalhão pelo excelente trabalho de investigação e apreensão de mais de 1.500 quilos de drogas em apenas uma semana, isso mostra que estamos trabalhando dia e noite, estamos nas ruas, estamos enfrentando o crime organizado de igual para igual, e tudo isso se consuma com essa grandiosidade pois os comandados possui um comandante eficiente, determinado.

Agora quero parabenizar ao novo Comandante Ten. Cel PM Luciano Carvalho de Souza que a partir de hoje assume o 38º BPM, e tenho a certeza de que fará e manterá os índices deixados pelo Ten. Cel PM Mário Guimarães, digo isso com muita tranquilidade a todos os policiais, que o trabalho de combate ao crime organizado continuará intensamente, iremos juntos com a Polícia Civil por fim a bandidagem, por fim a insegurança que muitas das vezes assola a sociedade, encerro afirmando que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro mesmo diante dos desafios superando todos os obstáculos que surgirem.

Quero agradecer as autoridades presentes, aos prefeitos que caminham lado a lado com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, quero agradecer também a população e ratificar que vocês podem continuar a confiar na Polícia Militar, pois nós estamos 24 horas protegendo e garantindo a sociedade dias melhores, afirmou o Coronel PM Vidal.   

Logo após o encerramento, o Ten. Cel PM Márcio Guimarães homenageou alguns policiais pelo empenho durante estes dois anos e quatro meses, ele afirmou “durante a caminhada não conseguimos realizar tudo sozinho, e hoje posso dizer que cada um de vocês me ajudou a construir esse caminho” e tenham a certeza de que eu levarei todos vocês em meu coração, pois cada um de você é mais que um amigo de profissão, você são a minha família.

Estiveram presentes os prefeitos:

Josimar Sales – Três rios,

Dr. Valter Lavinas – Comendador Levy Gasparian,

Dr. Alessandro Cronge – Paraíba do Sul,

Fabrício Baião e seu vice Chiquinho – Sapucaia,

Flávio Magdalena – Areal.

Representando as Câmaras Municipais:

Três Rios – O ver. Fabiano Oliveira representando o presidente Nilcélio Sá

Comendador Levy Gasparian – O ver. Valdir Serrat representando o presidente Tim do Losa.

Delegados presentes:

Drª. Cláudia Abbud – Delegada Titular da 107ª DP

Drº. Nei Loureiro – Delegado Titular da 108ª DP

Drª. Marcelo Cunha – Delegado Titular da 109ª DP


Drª. Ana Carolina Gantois Cardoso – Juíza da Vara Criminal

Drª. Ellen de Freitas Barbosa – Juíza de Direito


A Dr. Drª. Cláudia Abbud – Delegada Titular da 107ª DP, discurso em homenagem:
Leia-o na íntegra:

Quero neste momento expressar, em nome de todos os profissionais da polícia civil do Rio de Janeiro, nossos agradecimentos ao Comandante Márcio Guimarães!

Durante estes dois anos de trabalho intenso na área do 38º BPM estreitamos laços, construímos parcerias e acima de tudo nos descobrimos amigos!

Nosso trabalho árduo se tornou mais leve ao perceber que nossas forças somadas resultavam em maior eficiência e nos enchia a alma de confiança e imensurável satisfação em trabalhar com um profissional de elevada competência que trazia para seus comandados o norte, o caminho e o exemplo a ser seguido!

Tenente Coronel Márcio Guimarães, o senhor soube chegar e eu que aqui já me encontrava há anos nesta área, percebi sua sensibilidade e sua determinação desde o início nos trabalhos realizados pela polícia militar. Os projetos novos apareceram, a preocupação com o combate incisivo à criminalidade em crimes mais graves, letalidade violenta, roubos, tráfico, mas também o olhar atento aos crimes contra a mulher resultando em um projeto exitoso como os guardiões da vida, além do projeto de aulas de jiu-jítsu neste batalhão para adolescentes. Tudo tomando forma, tudo fazendo a diferença e mostrando-nos que sempre é possível ir à frente com medidas simples mas com a mente fervilhante de ideias nobres e belas!

Este foi o Comandante Márcio Guimarães, profissional competente e determinado, com a característica clara de ser um homem à frente de seu tempo, fazendo a diferença ao lado de sua Aline, mulher forte e guerreira que em muitos momentos em que pude com ela conviver e conhecer verifiquei ser o esteio e o amparo verdadeiro do companheiro.

Comandante Márcio receba nossa gratidão por tudo que fez junto com todos os seus comandados nos últimos dois anos, que Deus o abençoe em sua nova missão, que seus caminhos sejam iluminados e que seus projetos se concretizem sempre,  garantido a verdadeira segurança da sociedade.

Ao novo Tenente Comandante Luciano, desejamos boas vindas com a certeza de que nossa parceria permanecerá e que juntos daremos continuidade aos trabalhos realizados, conquistando dia a dia nosso espaço na comunidade ao garantir a segurança que todos merecem, servindo e lutando sempre!

Termino aqui minhas palavras dedicando ao Tenente Comandante Márcio Guimarães e ao comandante Luciano estes versos I e X de Gonçalves Dias na canção do Tamoio e que bem representa nossa missão:

 

Não chores, meu filho;

Não chores, que a vida. É luta renhida:

Viver é lutar.

A vida é combate, Que os fracos abate, Que os fortes, os bravos Só pode exaltar.

 

As armas ensaia, Penetra na vida:

Pesada ou querida, Viver é lutar. Se o duro combate. Os fracos abate, Aos fortes, aos bravos,Só pode exaltar. 

Pesada ou querida,Viver é lutar.Se o duro combate Os fracos abate, Aos fortes, aos bravos,Só pode exaltar.