Um importante evento realizado pela Prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria Municipal de Educação, marcou a abertura oficial do ano letivo de 2019. O encontro foi promovido hoje, dia 01 de fevereiro, reunindo professores e profissionais da área de Educação na Quadra Poliesportiva da Beira-Rio. A iniciativa contou com uma palestra apresentada pelo professor, psicólogo e psicanalista Diogo Bonioli, que falou sobre o tema: “A maior tecnologia da educação: Prazer, sou educador!”.

O prefeito Fabrício Baião fez questão de estar presente no evento, quando cumprimentou os professores e desejou a todos um ano letivo muito produtivo. “Estamos sempre preocupados em valorizar e qualificar o magistério do nosso município, pois uma base educacional sólida é essencial para o crescimento e desenvolvimento de Sapucaia”, disse.

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar, em primeira mão, que a cidade conseguiu recuperar a sua Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP). O documento, emitido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social aos entes federativos que comprovem estar quite com as obrigações relativas aos seus Regimes Próprios de Previdência, devolveu a Sapucaia o direito de celebrar convênios e receber repasses da União.

“Desde março de 2015, quando o município perdeu a certificação, a Prefeitura estava impedida de receber repasses voluntários, emendas federais, convênios e outros recursos da União, prejudicando demais a cidade. Depois de muito trabalho, conseguimos equilibrar a situação e reverter o problema iniciado na administração anterior”, declarou o prefeito. Segundo ele, em breve teremos a notícia de que Sapucaia também saiu do CAUC – Cadastro Único de Convênio, que impede Sapucaia de receber recursos federais. “Estou trabalhando para limpar o nome do município e resolver essas pendências o mais rápido possível”, declarou Fabrício Baião.

O vice-prefeito Francisco de Assis Cavalcante (Chiquinho) também elogiou e agradeceu ao trabalho incansável de todos os servidores, assim como a secretária de Educação, Márcia Felipe, que convocou a todos para continuarem trabalhando pelo fortalecimento da Educação, sempre com dedicação e responsabilidade.

Márcia falou ainda sobre adiamento do início do ano letivo. Para melhor adequar as questões estruturais e as necessidades dos alunos, a data de início das aulas será, para as creches de modalidade integral, no dia 05 de fevereiro, de 7h30 às 11h30, com o momento de acolhida e integração das crianças; e para as demais escolas no dia 11 de fevereiro, no horário de costume.

Em seguida, foi apresentada a palestra de Diogo Boniol, profissional com vasta experiência em Educação e Gestão, que falou sobre a escola como instituição total e sobre o papel do educador. “O ensino tecnológico não pode substituir o professor, pois a máquina detém o conteúdo, mas não o afeto”, destacou. Foi realizada ainda uma gincana sobre as atribuições do educador e oferecido aos presentes um belo café da manhã.