Cidade se prepara para receber o Trem de Turismo Rio-Minas, que ligará Três Rios à cidade mineira de Cataguases.
O Projeto de Lei n°3399/2017, de autoria da deputada Márcia Jeovani (DEM), em tramitação na Alerj, poderá se tornar lei em breve e considerar a cidade de Sapucaia como “Município de Interesse Turístico” do Estado do Rio de Janeiro.
Com a medida a cidade tem a possibilidade de conquistar mais investimentos para o setor, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo, além de aumentar a geração de empregos.
Atualmente, Sapucaia vem promovendo ações para fomento do turismo como a realização de eventos de esportes radicais, encontros de motoclubes e eventos culturais. A cidade também se prepara para receber o Trem de Turismo Rio-Minas, que ligará Três Rios à cidade mineira de Cataguases.
O município tenta ainda com o apoio da Associação Cultural Barão de Ayuruoca, da Revista Vale do Café e do site Centro Sul Rio, ser classificado junto ao Ministério do Turismo como pertencente ao Vale do Café, já que historicamente é o único município produtor e exportador de café do século XIX na região centro sul do rio, que ainda não faz parte da classificação que denomina a região turística congregada pelos municípios remanescentes do primeiro ciclo do café no século XIX no Vale do Paraíba Fluminense.
Abrangendo o Médio Paraíba e o Centro Sul Fluminense, atualmente fazem parte do Vale do Café às cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Paracambi, Piraí, Pinheiral, Rio das Flores, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Historicamente o Vale do Café foi sozinho o maior produtor e exportador brasileiro de café no século XIX quando a especiaria era o principal produto de exportação no mundo.
O terceiro distrito de Sapucaia possui ainda o único centro hípico com pista coberta no Rio de Janeiro onde são realizadas competições que fazem parte do calendário oficial das mais importantes associações esportivas do segmento.

Foto aérea da sede da prefeitura municipal.