Prefeito Doutor Alessandro entrega nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I)

A Prefeitura de Paraíba do Sul inaugurou nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Ubirajara José Teophanes Honorato Rodrigues, na última quinta-feira, dia 07, no Lava Pés. O objetivo é atender com mais qualidade e conforto os usuários do serviço de saúde mental.

“O que me emociona não é o espaço, o que me emociona são vocês usuários do CAPS. O que mais me emociona é a felicidade de vocês estarem recebendo este espaço. Eu entendo muito bem como na carta de vocês disse, que o espaço da Policlínica estava apertado, estava ruim. Mas entendi também neste poema, que as dificuldades têm que ser vencidas e mais do que ninguém, vocês sabem o que são dificuldades, mais do que ninguém vocês sabem como vencê-las. E nós aqui temos que aprender com vocês, muito, aprender sobre convivência, sobre superação, sobre paciência. Fico muito feliz em estar entregando esse espaço mais claro, mais aberto, onde vocês poderão fazer mais atividades”, ressaltou o Prefeito Doutor Alessandro na inauguração.

No local serão desenvolvidos serviços como: Atendimento individual (consultas médicas, psicoterapia, orientações do serviço social, dentre outros); Atendimentos em grupos (psicoterapia, reunião de familiares, dentre outros); Atendimento em oficinas terapêuticas; Visitas domiciliares; Atividades comunitárias com fins à integração dos usuários com seus familiares e comunidade (bingo, festas temáticas); Atenção e suporte à crise (no local em que o paciente estiver, inclusive fora do território de abrangência, caso seja munícipe de Paraíba do Sul); Ações de contratualidade (acompanhamento de usuários em atividades extra CAPS, em casos nos quais o suporte familiar é inexistente ou precário como consulta médica, exame, etc); Busca ativa (aos pacientes que não comparecem ao serviço conforme acordado no PTS).

No evento, o homenageado, Dr. Ubirajara Rodrigues, que atualmente exerce a pediatria no Hospital Nossa Senhora da Piedade e na UBS Liberdade, afirmou se sentir muito emocionado e feliz. “A vida só pode valer a pena se puder fazer alguém sorrir, feliz. Esse era o meu sonho de juventude quando aqui em Paraíba do Sul cheguei.”

Para ser atendido no CAPS I pode-se procurar diretamente a unidade ou através de encaminhamento de outros serviços da rede de atenção à saúde. O acolhimento e entrevista inicial acontecem de segunda à sexta das 9h às 16h.