Domingo, 13 de Julho de 2020
Cidade

Administração cordeirense continua investindo na agricultura familiar

Cordeiro / RJ

Publicada em 22/03/20 às 11:17h - 46 visualizações

por Ascom: PMC


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Produtores acompanharam atentamente às explicações sobre o projeto  (Foto: )


            Foi realizada nesta terça-feira, dia 10 de março, na sede da Secretaria de Educação de Cordeiro, a Chamada Pública da Agricultura Familiar, cujo objetivo é garantir que os produtores rurais cordeirenses e da região possam inserir seus produtos da agricultura familiar na merenda escolar dos educandários pertencentes ao município.

Já no início do encontro, a secretária Telma Macedo destacou a importância dessa postura da Administração Municipal, já que privilegiando os produtores rurais regionais ao adquirir seus produtos, além de economizar, a Prefeitura de Cordeiro colabora de forma direta com o crescimento da agricultura familiar. “Trata-se de uma oportunidade que o prefeito quer que ofereçamos ao homem do campo”, disse.

Logo depois, a técnica Cristiane Sodré, que integra a Secretaria de Fazenda, fez uma breve explanação sobre a nova modalidade de pagamento do PNAE – que é uma verba federal enviada mensalmente às prefeituras como forma de apoiar na aquisição da merenda escolar – via cartão de crédito. Cada agricultor deverá possuir uma máquina de cartão para que seja possível realizar as transações dentro da legalidade.

Para se ter uma ideia do quão significativo é esse planejamento, o município conseguiu adquirir apenas no evento de ontem um total de R$ 378.774,47 em produtos da agricultura familiar, utilizando 100% dos recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A obrigação do município é utilizar no mínimo 30% desse recurso com a agricultura familiar. Desde 2018 Cordeiro vem aumentando o uso dos recursos na agricultura familiar. Esse ano a previsão é usar 100% desses recursos.

Em 2018 foram gastos com a agricultura familiar em Cordeiro 61% e 63% em 2019. Números consideráveis levando em conta que antes de 2018 nada era comprado da agricultura familiar. Em 2020 já foram contemplados 11 produtores rurais e três associações. Estiveram presentes agricultores de Cordeiro, Trajano, Duas Barras, Sumidouro, Teresópolis, Conceição de Macabu, Bom Jardim e Nova Friburgo.

Foram cinco produtores rurais de Cordeiro, somando quase R$ 80 mil (21% do da Chamada Pública). Dentre os produtos, destaque para o queijo minas fabricado em Cordeiro e incluído no cardápio das creches municipais. O ovo caipira do produtor cordeirense atenderá a todas as unidades escolares. A novidade foi a inclusão de canjiquinha e fubá adquiridos de um agricultor de Sumidouro.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (24) 9 9223-5876

Visitas: 77971
Usuários Online: 18
Copyright (c) 2020 - Manchete Jornal - Atendimento de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 18h.