Simulação feita pela Fifa do sorteio da Copa do Mundo de 2018Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo - 27/11/2017 18h41

A Fifa definiu e explicou nesta segunda-feira (27) as regras do sorteio para a Copa do Mundo de 2018, que definirá os grupos da competição na próxima sexta (1), em evento realizado em Moscou, capital da Rússia. Em um vídeo didático, a federação simulou um sorteio e mostrou como pode ficar a configuração da chave do Brasil, por exemplo.

No "sorteio de mentira" do vídeo da Fifa, o Brasil ficou no grupo B, ao lado de Costa Rica, Croácia e Japão. Confira como ficaram as chaves na simulação na imagem acima.

As regras do sorteio são simples. Os 32 times estão divididos em quatro potes de acordo com o ranking da Fifa de outubro de 2017 – a exceção é a Rússia, que, por ser o país-sede, está no pote 1 ao lado dos outros sete cabeças de chave. Cada um dos oito grupos da Copa terá um time de cada pote.

Primeiro serão sorteados os times do pote 1, com a Rússia automaticamente colocada no grupo A. Depois, os times do pote 2, e assim por diante, até o pote 4, que contém as equipes de pior colocação no ranking.

Nenhum continente pode ter mais de uma seleção no mesmo grupo, exceto a Europa, que pode ter no máximo dois. Sendo assim, se um time for sorteado para um grupo que já contém um representante de seu continente, ele passará para o grupo seguinte. No exemplo da Fifa, a Colômbia foi sorteada para o grupo B, do Brasil, mas como é proibido ter dois sul-americanos na mesma chave, os colombianos pularam para o grupo C, cujo cabeça de chave era a Polônia.

O sorteio da Copa acontece a partir das 13h (de Brasília) desta sexta-feira.