O carnaval 2019 de Três Rios foi um verdadeiro sucesso. Com  menos gastos e apostando no carnaval popular, a folia promovida pela Prefeitura Municipal levou uma multidão às ruas da cidade para curtir os blocos, as matinês e o mais charmoso desfile das escolas de samba do interior do estado do Rio. Foram dias de festa, alegria e animação para as famílias trirrienses e visitantes.

Com economia de aproximadamente R$ 2 milhões, a Prefeitura de Três Rios preparou uma grande festa voltada a pessoas de todas as idades. Este ano, o governo municipal priorizou os blocos de rua e cancelou os shows da Avenida Condessa do Rio Novo. Blocos como o Domingo de Manhã, Piranhas, Zuera e Total Flex levaram recorde de público às ruas do Centro Três Rios. Nos bairros e no distrito de Bemposta, os blocos também animaram os foliões.

Mesmo priorizando o equilíbrio financeiro, a Prefeitura de Três Rios garantiu e aumentou em 10% os recursos para as escolas de samba do Grupo A (Bom das Bocas, Bambas do Ritmo, Mocidade Independente de Vila Isabel e Sonhos de Mixyricka), responsáveis por levar para a Avenida do Samba um dos mais importantes eventos do calendário turístico e cultural do município. O desfile das agremiações no domingo de carnaval contou com toda a estrutura necessária ao público e às escolas: arquibancadas, banheiros químicos, sonorização e iluminação especial.

Com o enredo "Amas de leite, mães escravas de seus próprios destinos", dos carnavalescos estreantes Raphael Corrêa e Victor Matheus, o GRES Mocidade Independente de Vila Isabel foi a campeã do carnaval 2019. A agremiação fez uma homenagem à Mãe Preta.

 

Trabalho integrado das forças de segurança

Com um trabalho integrado da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Ordem Pública, o carnaval de Três Rios ocorreu sem intercorrências, oferecendo toda a segurança aos foliões.

Durante todos os dias de folia, os efetivos estiveram nas ruas com um esquema especial de segurança e fiscalização de posturas e do trânsito. Este ano, a novidade no trânsito foi a abertura da Avenida Condessa do Rio no horário comercial durante o carnaval, evitando o congestionamento e priorizando a comodidade dos usuários do transporte coletivo.

 

Equipes da Prefeitura trabalham durante todos os dias de folia

Durante todos os dias de folia, as equipes da Prefeitura de Três Rios estiveram a postos 24 horas por dia para garantir o sucesso do carnaval 2019.

Responsável pela programação da festa, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo trabalhou intensamente durante a folia, organizando e fiscalizando a montagem de toda a estrutura para os dias de festa. A Secretaria de Serviços Públicos foi responsável pela montagem da iluminação na avenida do Samba.

Funcionários das Secretarias de Obras e Serviços Públicos realizaram a limpeza e manutenção das ruas e praças antes, durante e após a realização dos blocos e desfile. A Cooperativa de Catatores de Lixo contratada pela Prefeitura também realizou a coleta seletiva, dando destinação adequada aos recicláveis.

Os profissionais da Secretaria de Saúde também estiveram na festa, com ações de conscientização e prestando assistência médica aos foliões. Além disso, o Super Cad, mascote da Coordenadoria Antidrogas, esteve nas matinês para conscientizar sobre os perigos do uso das drogas.

 

Inaugurações durante o carnaval

Em pleno carnaval, a Prefeitura de Três Rios inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na Morada do Sol/Palmital e a nova área de lazer de Santa Terezinha. Também no feriado o governo municipal entregou oito veículos Gol 0km e uma ambulância para a Secretaria de Saúde.