A próxima parada do “Castramóvel”, veículo adaptado para realizar castrações em animais de pequeno porte, será na sede do Núcleo Travessia, na Rua Jacinto Marcelino, 25, Vila Olavo Costa. Serão realizadas cerca de 60 cirurgias em cães e gatos, cadastrados previamente pelo “Disque Castração”, e receberam o chamado para a cirurgia. A equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) orienta sobre os cuidados pré e pós-operatórios.

O atendimento, iniciado nesta segunda-feira, 27, continuará nesta terça, 28, a partir das 8 horas. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada. O animal precisa estar em jejum de 12 horas para cães e de 10 para gatos. Todo o processo dura, em média, 30 minutos.
O “Castramóvel” recebe também fichas para a realização do cadastro. Neste caso, não é necessário levar o animal, pois o serviço funciona através de sistema de agendamento por telefone, através do número 3690-3545.

Multiplicadores
A ideia é multiplicar os cuidados e a consciência sobre a proteção animal. Com este objetivo, o Demlurb deu início também a um projeto educacional que, além de fornecer informação, trabalhará com conceitos éticos e humanitários. Estimulando o vínculo saudável entre comunidade e animais.

O primeiro passo foi dado em parceria com o Núcleo Travessia, que promove ações culturais e educativas no Bairro Vila Olavo Costa. A expectativa do departamento é de que o serviço de castração contribua para a redução de animais abandonados nas ruas da cidade. A próxima etapa do projeto é envolver lideranças comunitárias nas causas de proteção animal, além de inserir atividades recreativas e educacionais nas escolas da região.
A partir do trabalho desenvolvido na Vila Olavo Costa, a equipe do Departamento de Controle Animal (Dcan), pertencente ao Demlurb, expandirá o projeto a outros bairros da cidade.
Foto: Carlos Mendonça / Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.

Site: Prefeitura de Juiz de Fora