No dia 29/01, na BR 040, km 104, por volta das 12h30, durante fiscalização da equipe  da Policia Rodoviária Federal, em Operação EGIDE, foi abordado o veiculo caminhonete kia, sendo conduzido pelo Sr. R. P. F. 41 anos e tendo como passageiro o Sr R. F. P. 42 anos. Durante a abordagem o motorista e passageiro demonstraram bastante nervosismo, o que chamou a atenção dos PRFs, que, após uma fiscalização minuciosa no veiculo, suspeitou que eles estavam realizando serviço de batedor de um outro veiculo que possivelmente estaria transportando ilícito. 

Uma equipe da PRF se deslocou por aproximadamente 30km, até  localizar uma carreta  Volvo de cor branca parada no acostamento e tendo como condutor o Sr. E. L. V. 40 anos. Durante abordagem, o condutor também demonstrou bastante nervosismo e após os policiais suspeitarem de haver drogas no interior do veiculo,  o condutor admitiu que estava  transportando cerca de 600kg de maconha no compartimento do tanque de combustível, tendo sido carregado na cidade de Umuarama/PR e com destino a cidade do Rio de Janeiro.

Com o uso dos cães farejadores da PRF, a saber os K9s Meg, Apolo e Hai, especialistas no faro de drogas, armas e munições, indicaram para existência de substância ilícita no interior dos dois tanques de combustível. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados para a 105ª DP de Petrópolis, onde os Policiais retiraram do interior dos tanques, aproximadamente 625kg de substância cujo cheiro e características são semelhantes a maconha.