Projetos de Resolução e Projetos de Decreto Legislativo que concederão títulos de cidadania e comenda honorífica começam a ser votados na próxima segunda-feira (23).

A Câmara de Sapucaia começa a se preparar para a realização de Sessão Solene em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa da cidade que acontecerá no próximo dia 07 de dezembro.

Serão comemorados os 143 anos de Sapucaia em grande estilo com a realização de solenidade muito concorrida onde serão entregues títulos de cidadania e também, a maior comenda honorífica da cidade, a medalha “Barão de Aparecida”.

Títulos de Cidadania

O título de cidadão foi criado para premiar aqueles que prestaram serviços relevantes à cidade.

Conforme bem define a maioria das enciclopédias ou dicionários, a Cidadania honorária nada mais é do que um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade por prestar favores que ajudaram em seu desenvolvimento social ou econômico.

O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a um filho adotivo da cidade fazendo com que a pessoa agraciada, passe a ser então tratada como um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.

Nos arquivos da Câmara Municipal de Sapucaia, muitas pessoas já receberam essa honraria, mas a cada ocasião como esta o engrandecimento e reconhecimento pelos serviços prestados ao município se revelam de forma única através da entrega dos títulos de cidadania da cidade.

Medalha Barão de Aparecida

Criada pela Resolução nº 04 de 1992, a homenagem máxima prestada pelo município aos seus cidadãos mais ilustres, recebeu o nome do primeiro Presidente da Câmara Municipal de Sapucaia, eleito em 03 de abril de 1875.

O Major José de Souza Brandão, agraciado com o título de “Barão de Aparecida” por Decreto Imperial de 27 de março de 1867, foi membro da aristocracia rural de Sapucaia no Século XIX e uma das principais figuras de destaque da Câmara Municipal em sua formação inicial, tendo sido proprietário da Fazenda Boa Esperança no distrito de Aparecida. O Barão de Aparecida faleceu em 16 de junho de 1883.