Durante a manhã e à tarde da última quarta-feira, 29, os alunos do CIEP Municipalizado Haroldo Machado de Barros receberam um exercício simulado de desocupação em casos de emergência.

A ação foi coordenada pelos Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal com o intuito de treinar alunos e funcionários da escola sobre como agir em casos de emergência, como incêndios. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Neila Bouzada, e o Prefeito Doutor Alessandro.

Segundo a diretora do CIEP, Eunice da Conceição, o simulado foi excelente. “Achei ótima a organização proposta pelo Prefeito Doutor Alessandro, foi de uma importância muito grande. Achamos que as coisas não vão acontecer conosco e às vezes estão bem próximas da gente. A ideia foi maravilhosa, o trabalho com as crianças foi maravilhoso e os professores também gostaram. Espero que continue em outras escolas do município. Toda a equipe de Bombeiros, Guardas e Defesa Civil estão de parabéns. Esse treinamento foi o melhor de todos que já tivemos”, afirmou a diretora Eunice.

Dia 29 de novembro foi o Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres, e este simulado é realizado em 1500 escolas no estado do Rio de Janeiro. “É considerado o maior simulado do país em escolas. Os alunos agiram de maneira correta, sinal de que temos uma boa educação. Tivemos a participação de alunos autistas e cadeirantes, o que foi muito bom. A ideia é atingir todas as unidades e vamos montar um calendário para ensinar o uso correto dos extintores, para que toda a ação fique bem próxima da realidade”, relatou o Secretário Municipal de Defesa Civil, José Ricardo Sércio.

“Esta simulação é para mostrar como as crianças e professores irão se portar durante uma situação de incêndio e desastre das quais não estamos livres em nossas escolas e em outras redes de ensino do município. A simulação começa pelo CIEP, que é nossa maior escola, e se estenderá por todas as outras instituições de  ensino, sendo feita de forma regular, para que as crianças, jovens e professores saibam como agir diante dessas situações”, afirmou o Prefeito Doutor Alessandro.