Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, os alunos da Escola Municipal Arcanjo Antônio Lopes(Tim Lopes) participaram de uma viagem de pesquisa à cidade do Rio de Janeiro, onde visitaram dois importantes locais históricos da antiga capital do Brasil: o Museu da República - localizado no Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal Republicano - e o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no prédio que abrigou como residência a Família Real Portuguesa e posteriormente a Família Imperial Brasileira.
Foram realizadas aulas in loco coordenadas pelo Prof. Francisco Caetano. A viagem é parte do projeto História Presente que integra o prêmio Manuel Gonçalves.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, NeilaBouzada, o resultado da viagem foi muito positivo e novas ações como esta ocorrerão com o objetivo de levar cultura e educação para os alunos da rede municipal de ensino de Paraíba do Sul.
De acordo com a coordenação da escola essa viagem de pesquisa faz parte do projeto História Presente, integrante do prêmio Manuel Gonçalves. Coordenados pelo Prof. Francisco Caetano, que contou com o apoio da coordenadora de turno Jordana e auxiliar de aluno Izabella.

Os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto detalhes simbólicos da arquitetura do prédio, a mesa de reuniões decisivas, o escritório da presidência, o quarto em que ocorreu o fatídico suicídio de Getúlio Vargas e todas as evidências do momento. Foi possível dialogar sobre a história política e científica do Brasil e do Mundo entre as descobertas científicas e os presentes e aquisições da monarquia.